Imersão: O usuário tem a sensação real de estar dentro do mundo virtual.
-Dispositivos que provocam esta sensação: Capacetes digitais e Caverna digital.
-É necessário salientar que o termo Realidade Virtual significava originalmente um sistema totalmente imersivo, actualmente a palavra tem sido utilizada para descrever sistemas que não utilizam componentes como luvas digitais, óculos estereoscópicos, etc., como exemplo temos os sistemas interactivos baseados em textos como MOOs ou MUDs.
-Realidade Virtual não-imersiva é realizada com o uso de um monitor comum no qual o usuário manipula o ambiente virtual através de um dispositivo de entrada (por exemplo: teclado, mouse,etc.).
Componentes :
Comunicação – estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.
Feedback – permite regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.
Controlo e resposta – permitem ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos objectos do ambiente virtual.
Tempo de resposta – é o tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre um dos objectos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.
Adaptabilidade – é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das acções do utilizador sobre os objectos deste.
Glossário
Há 15 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário